Meditar pra que ?
O ato de meditar é importante por inúmeros motivos. Nos tempos atuais, por exemplo, em que vivemos em um ritmo acelerado e no “modo automático”, a meditação provoca uma reconexão com o nosso interior, acalmando a hiperatividade e silenciando os ruídos e as sensações negativas.
Com isso, podemos resgatar qualidades esquecidas, evoluir nosso eu e encontrar sentimentos como paz interior, bem-estar e felicidade. E, em um mundo no qual a ansiedade e a depressão são consideradas o mal do século, meditar se mostra importante até mesmo como tratamento complementar em alguns quadros clínicos.
A importância dessa prática é comprovada, inclusive, pela ciência. Para se ter uma ideia, a meditação chega a alterar a estrutura cerebral, tornando o cérebro mais espesso e fortalecendo as conexões de suas células.
Na prática, isso significa benefícios cognitivos e psicológicos duradouros, como melhora da memória, aumento de empatia e redução de estresse.
Como a meditação pode me ajudar?
A meditação traz benefícios para a saúde integral do praticante, ou seja, para a saúde física, mental e emocional. Assim, a prática regular pode ajudar as pessoas nos mais diversos aspectos da vida, seja pessoal, profissional, familiar, social e demais âmbitos.
Um dos seus grandes benefícios é que ela ajuda o praticante a reduzir o estresse e a lidar com as emoções, inclusive, com a dor e o sofrimento. A pessoa se torna mais autoconsciente, entende seus pensamentos e suas sensações, e, ao olhar para si, descobre a paz mesmo nas situações mais adversas.
Esse equilíbrio emocional é positivo em todas as áreas da vida. No trabalho, por exemplo, a pressão, o ambiente estressante e demais exigências podem ser melhor enfrentados.
Com menos ansiedade e um melhor estado emocional, a pessoa se torna mais produtiva e sente menos emoções negativas. Além disso, a prática também ajuda na saúde mental, melhorando a cognição, a atenção plena e a memória.
Da mesma forma, as relações familiares e sociais se tornam mais saudáveis, visto que a meditação contribui para o aumento de emoções positivas – como empatia, compaixão e bondade – e para a redução de sentimentos negativos – como raiva, estresse, fadiga e depressão.
Também vale dizer que, além da saúde mental e psicológica, a meditação traz benefícios para a saúde física, como fortalecimento do sistema imunológico, melhora na qualidade do sono e redução de dores crônicas.